Archive for the ‘Metodologia’ Category

28julho2010

Instrução x Diversão

Assistindo a uma aula do professor João Mattar, no curso Games em Educação no Second Life, tive acesso a um esquema que posiciona círculos que representam Education, Instruction, Training e Teaching:

Foi bem interessante a discussão que se seguiu à apresentação do esquema. Percebemos que a área verde, que está no campo da Educação, mas fora do da Instrução é onde ocorre a aprendizagem. Isso significa que não há aí objetivos definidos previamente, mas há a presença  do professor como mediador.

Que descoberta! Intuitivamente, já desconfiamos, mas está aí uma indicação de que há uma falha no método tradicional da escola, que se baseia na programação do ensino-aprendizagem. Como propiciar um contexto sem uma determinação anterior, mas sim uma indicação de caminho a ser trilhado de diferentes formas? Nesse curso, cujo foco eram os games, analisamos a diversão e o conhecimento envolvido em experiências com games na educação. É preciso, entretanto, refletir sobre formas de sua implementação na sala de aula sem provocar um contato artificial e sem também ficar apenas na diversão pela diversão. Esse é um desafio para nós professores que queremos usar a tecnologia na sala de aula e esbarramos em diversos problemas, como esses que citei. Ainda não tenho uma resposta… por isso, convido a quem tenha alguma reflexão sobre o assunto, que compartilhe conosco pelo fórum ou com algum comentário ao post. 😉

Se ficou interessado na discussão por trás do esquema, pode consultar o post caprichado do professor Mattar aqui.

Posted by admin under: Metodologia.

1 

10maio2010

Conteúdo ou metodologia


Muito se critica a preocupação com o conteúdo escolhido na educação. Muitos afirmam serem mais importantes as formas de ensinar, ou seja, a metodologia. Exemplificando, poderíamos pensar em um determinado professor que utiliza materiais retirados da internet para seu curso a distância, envolvendo seus alunos em várias discussões em um blog criado para a disciplina. Nesse caso, o que determina o sucesso desse curso? O material já existia antes e, ocasionalmente, os alunos poderiam chegar a ele, mas talvez não à discussão proporcionada no blog. Um outro exemplo: a construção de um wiki (por um grupo de pesquisa) com a terminologia de determinada teoria para ser usado em uma disciplina. O wiki em si garante o sucesso da disciplina?

Mesmo que o sucesso de um curso não dependa apenas desses fatores, são eles importantes e, por isso, constantes nas discussões pedagógicas. O que acontece é que muitas vezes privilegiamos um em detrimento do outro, o que acontece sem muita consciência.

Eu acredito que não há UMA solução, mas arriscaria afirmar que existem VÁRIAS. O que pretendo com essa afirmação é defender a multiplicidade no ensino: vários conteúdos e vários métodos de modo a atender a maioria dos alunos. O sucesso em determinados momentos pode ser analisado para a compreensão das causas e efeitos, e assim aperfeiçoamento do curso. Mesmo que pareça a defesa de um curso “colcha de retalhos”, não é, pois o bom professor sabe exatamente o que atende seus objetivos e as formas de combinar os recursos. O que acontece muitas vezes é o método e o conteúdo já se autodeterminarem, o que mostra a experiência também.

Posted by admin under: Metodologia.

0 

Browse

Calendar

setembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Categories

Links