Archive for the ‘Leitura e Escrita’ Category

15maio2015

5 Palavras – Uma Aventura de Superelétron

Vamos escrever uma história coletiva, de modo que cada um contribui com apenas 5 palavras.

O objetivo é termos uma história legal, divertida. Tenham senso de humor, mas sem tentar destruir a história. Levem sempre em conta o que foi escrito antes, para poder escrever também, afinal a história tem que fazer algum sentido no final (nem que seja só um pouquinho de sentido).

Começando agora!

– Superelétron, Jaqueline foi raptada novamente!

Posted by admin under: Leitura e Escrita.

0 

10maio2010

E agora? Uso ou não a crase?


Esse é o dilema de várias pessoas: “e agora, uso ou não o acento indicador de crase nesta frase?”.
A Profª Drª Ana Cristina Fricke Matte, da faculdade de Letras/UFMG e sua equipe do projeto Texto Livre, conscientes desse problema, criaram o site “Exercício de Crases”.
A Equipe de Didática do Texto Livre está empenhada não apenas nesse projeto, mas também em outros exercícios interativos com o objetivo de resolver problemas pontuais de redação, principalmente dos alunos de graduação.
Basta se dirigir ao endereço acima citado e digitar a frase que lhe gerou dúvida.
A atividade funciona da seguinte maneira: ao digitar sua frase, irão aparecer várias alternativas de outras frases e o você deve identificar se alguma delas tem o sentido que deseja e é aceitável para os falantes da língua.
Esta atividade não tem como resposta o certo ou o errado, e nem tão pouco a regra gramatical correspondente. O objetivo do jogo é provocar reflexão diante das opções e ativar a consciência do significado do acento, que muitos só conhecem pela “decoreba”. Sendo assim, o propósito da Equipe é tornar o escritor ativo e consciente.

Por ser ainda um protótipo, esse exercício não se encontra completo, por isso está na versão Beta (versão de teste). A equipe está estudando a crase para achar bugs no programa. A exemplo de falhas a serem ainda resolvidas nesse projeto são os casos em que o acento indicador de crase é facultativo, ou seja, pode ou não ser usado.
Outro problema é que não há unanimidade entre as gramáticas sobre como tratar a crase. Elas se divergem muito quanto às regras gramaticais. E por falar nesse assunto, é importante ressaltar que esse fato traz à tona uma questão fundamental para a gramática tradicional: se não existe uma gramática que dê conta de tudo, que seja unânime, como podemos falar em gramática tradicional? O que seria, então, tradicional?
Esse programa está disponível no Sourceforge para download. Se encontrarem falhas, frases-problemas, bugs, podem relatá-los no nosso TextoLivre/Wiki (É necessário fazer cadastro).
A Equipe agradece quaisquer sugestões, pois o Texto Livre é um projeto aberto!

Por Stella Almeida Moreira

Posted by admin under: Leitura e Escrita; Sobre Softwares Educativos Livres.

0 

10maio2010

Ferramentas para se escrever bons textos

Lendo uma reportagem sobre o uso do BrOffice para a escrita de “textos perfeitos”, comecei a pensar o que seria “perfeito” em termos de escrita. Nessa reportagem, eles diziam:

Quem não gosta de escrever textos perfeitos? Não há coisa melhor do que você pegar aquele texto todo bonitinho, com todas as palavras digitadas perfeitamente, tanto na ortografia como na gramática, não é verdade?

A parte formal do texto é realmente muito importante, mas não podemos nos esquecer do conteúdo também, uma vez que o texto é, por definição, um conteúdo manifestado por uma expressão, nesse caso, a verbal.
As ferramentas disponibilizadas pelo BrOffice, como o DicSin (Dicionário de sinônimos), o Vero (Verificador Ortográfico) e o CoGroo (Corretor gramatical do OpenOffice) são de muita valia, pois, ao apontar uma inadequação no texto, ajuda a assimilar uma regra, a adquirir um novo conhecimento.
Também os exercícios de Vírgulas e de Crases, desenvolvidos pelo grupo Texto Livre, têm a função de auxiliar o uso da norma culta, adequada a textos formais. Entretanto, são apenas ferramentas que deixam o conteúdo mais claro, mais legível, não devendo, portanto, ofuscar a relevância do conteúdo, que torna o texto significativo para o leitor.
Um texto perfeito é, então, na nossa opinião, um texto bem escrito, com ideias coerentes e de importância para o leitor. 😉

Posted by admin under: Leitura e Escrita.

0 

Browse

Calendar

novembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Categories

Links