Archive for the ‘Texto Livre’ Category

3julho2016

Novo espaço: REALPTL

Este projeto foi ampliado, resultando na criação do site REALPTL (Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas). Visite nossa página: http://realptl.portugueslivre.org/realptl/

Posted by admin under: Texto Livre.

0 

4dezembro2013

Classes de palavras: substantivos

Sobre os substantivos, Clarice Francisco de Paula, Maria Júlia Costa da Silva, Nelma Rodrigues Rocha Lopes e Rosicléia dos Santos Amorim construíram o material didático a seguir. Esperamos que seja útil!

 

Posted by admin under: Gramática Online; Material Didático Morfossintaxe; Texto Livre.

0 

4dezembro2013

Tipos de sujeitos da oração

Segue mais um material didático, sobre tipos de sujeitos da oração. Agradecemos a colaboração de Siene Alves Moreira e Lucilene Eidna Faria, alunas do curso de Letras – Faculdade Iseib-BH.

 

Posted by admin under: Gramática Online; Material Didático Morfossintaxe; Texto Livre.

0 

29novembro2013

Termos Integrantes da Oração

Organizado por Marina da Silva Vieira, Sônia Mariano Rodrigues de Campos e Suellen de Carvalho Silva Seixas, da Faculdade de Letras – Iseib-BH, temos aqui mais um material didático sobre Termos integrantes da oração. Esperamos que seja útil!

 

Posted by admin under: Gramática Online; Material Didático Morfossintaxe; Texto Livre.

0 

26novembro2013

Classes de palavras: advérbios

Segue mais um post com material didático produzido pelos alunos de Letras da Faculdade Iseib – BH. Desta vez, a produção colaborativa tem como autoras Andrelina Oliveira, Leticia Prado, Lucia Rita Guimarães e Maryluce Silva.

 

Posted by admin under: Gramática Online; Material Didático Morfossintaxe; Texto Livre.

0 

25novembro2013

Formação de palavras

Segue um trabalho colaborativo de Dayane Flora dos Santos, Nayara Thais Araujo e Viviane Angelica Felipe Ribeiro na disciplina Morfossintaxe do Português I, Faculdade Iseib. O resultado foi um material didático para ensino/aprendizagem do processo de formação de palavras no Português.

 

Posted by admin under: Gramática Online; Material Didático Morfossintaxe; Texto Livre.

0 

2julho2012

Paralelismos (Roteiro de Redação)

Outro recurso de coesão textual, além dos conectivos, são os paralelismos sintáticos. Eles são construções que se repetem, veiculando novas informações e fazendo com que o texto prossiga de forma clara e coesa. Podem ser construídos através de conjunções ou orações justapostas. Para conhecer os tipos de paralelismos mais frequentes, acesse a apresentação em flash:

 

Posted by karlla under: Gramática Online; Texto Livre.

0 

2julho2012

Conectivos (Roteiro de Redação)

Os conectivos (pronomes, conjunções, advérbios, preposições etc) são termos muito importantes dentro do texto, pois ligam os elementos textuais e, consequentemente, são responsáveis pela coesão.

 

Posted by karlla under: Gramática Online; Texto Livre.

0 

2julho2012

Coesão e Coerência (Roteiro de Redação)

A coesão se refere à ligação entre os elementos (frases, orações, períodos e parágrafos) de um texto. Estes fazem referência entre si e, por isso, são extremamente dependentes. Se conectados, colaborarão para uma unidade textual, já que o texto não é um conjunto isolado, mas sim uma união de termos lexicais (dotados de significante e significado). Uma sentença que não apresenta coesão, provavelmente, terá problemas de coerência.

A coerência diz respeito à unidade semântica do texto. Para que seu texto se torne coerente, é necessário que as unidades lexicais (palavras) se combinem para formar uma unidade de sentido. Um texto pouco coerente não irá transmitir a temática tratada de forma precisa, uma vez que as ideias devem se relacionar. Por isso, normalmente, utiliza-se palavras em um mesmo campo de sentido, pois senão teremos palavras contraditórias entre si e, consequentemente, uma linha de raciocínio será quebrada.

Um exemplo é quando elegemos carro, caminhão, trem e cenoura.

Está claro que “cenoura” não está no mesmo campo semântico de “carro”, “caminhão” e “trem” (veículos de locomoção). Portanto, saber utilizar os conectivos e os recursos de coesão é extremamente necessário para se fazer entender e produzir textos produtivos dentro do PB:

 

Posted by karlla under: Gramática Online; Texto Livre.

0 

30maio2012

Período Composto por Subordinação – Parte I

Neste tópico,  introduzimos uma introdução sobre o Período Composto (formado pela Oração Principal e pela Oração Subordinada). Em uma frase como:

” As meninas disseram que não iriam ao parque.

Temos em ” As meninas disseram” a OP (Oração Principal) e em “que não iriam ao parque” a OS (Oração Subordinada, especificamente, Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta). Entretanto, antes de partirmos para uma classificação mais complexa, é necessário definir que há três tipos de Orações Subordinada:

1) Oração Subordinada Substantiva

2) Oração Subordinada Adjetiva

3) Oração Subordinada Adverbial

Cabe, entretanto, ao link postado no qual se encontra os slides, teorizar sobre as Orações Subordinadas Substantivas, sentenças que possuem valor sintático de substantivo, sendo introduzidas pelas conjunções integrantes “que” e “se”. Classificam-se em:

> Oração Subordinada Substantiva Subjetiva: “É importante que você estude gramática.

> Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta: “Lucia pensou que seus pais já haviam saído.”

> Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta: “Eu a lembrei de que ainda não havia comprado leite.

> Oração Subordinada Substantiva Predicativa: ” O fato é que nada foi esquecido.”

> Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal: “Tinha necessidade de que eles me compreendessem.”

> Oração Subordinada Substantiva Apositiva: Eu desejava uma esperança: que tudo melhoraria.

Enfim, para um estudo mais abrangente, é essencial acessar o link com o material de apoio. A gramática é um ótimo instrumento para a escrita. Lembrem-se disso.

http://www.letras.ufmg.br/arquivos/gramaticaonline/teoria/Oracao

SubordinadaSubstantiva.swf

 

 

 

 

Posted by karlla under: Texto Livre.

0 

Browse

Calendar

novembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Categories

Links